BECKETT & BELLATIN: POTENCIALIDADES PERFORMÁTICAS DOS AUTORES E SEUS CORPOS

Thiago BERZOINI, Enilce Albergaria ROCHA

Resumo


O trabalho (recorte da tese de doutorado em desenvolvimento) pretende discutir as proximidades entre dois autores: o irlandês Samuel Beckett e o mexicano Mario Bellatin, dois autores que percorrem por romances cujos personagens estão envoltos em tramas às quais o aspecto corpóreo é invocado, seja como base da trama, seja como elemento secundário que auxilia na condução das narrativas. O texto percebe as suas relações com as capacidades performativas de seus corpos, sendo que cada autor possui demonstrações diferentes através de seus corpos e as possíveis performances que expressam de maneira intencional ou não, transcorrendo por questões que refletem sobre o aspecto da identidade, do duplo na obra/corpo dos autores e a construção social do corpo, possíveis materializações de projeções desses escritores de tal forma que corrobore a hipótese de que ao longo do processo criativo ocorre um emergir de corpos performáticos. O texto ocorre a partir de duas obras que são objetos de estudo da tese: Malone morre (2011) e Cães Heróis (2014), de autoria de Beckett e Bellatin, respectivamente.

Palavras-chave: Corpo. Performance. Samuel Beckett. Mario Bellatin. Escrita performática.

 


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