A EXPANSÃO DA POESIA EM LIVRO DAS POSTAGENS

Paulo Alberto da Silva SALES

Resumo


As noções de campo expandido, apresentada por Rosalind Krauss (2007), Gonzalo Aguilar e Mario Cámara (2017), bem como a de inespecificidade da arte contemporânea proposta por Florencia Garramuño (2014) são verificáveis nas composições de obras da literatura brasileira contemporânea. Escritores e poetas das últimas décadas têm publicado textos que contestam categorias fundamentais do campo literário. São experimentos que abrem o texto a uma multiplicidade de conexões e constroem sequências que recuperam signos ínfimos e despercebidos. Neste estudo, leremos a poesia do poeta brasileiro Carlito Azevedo como uma “representação sem reprodução” (AGUILAR; CÁMARA, 2017) tendo em vista que seus escritos em campo experimental se valem de performances diversas que possibilitam leituras plurais. Em sua obra Livro das postagens, publicada em 2016, o poeta apresenta dois longos poemas nos quais a experimentação da escrita poética é marcada pela utilização de signos, formas, discursos e meios diversos. Por fim, concluímos que o poeta em questão, ao se apropriar de estratégias da arte dramática, da arte cinematográfica e de outros gêneros, bem como da imitação de estilos literários por meio de pastiches, sobretudo ao fazer alusão à escrita da poeta portuguesa Adília Lopes, apresenta uma poesia em campo experimental, híbrida e inespecífica.

Palavras-chave: Poesia brasileira contemporânea. Carlito Azevedo. Livro das postagens. Campo expandido. Inespecificidade.


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