O CORPO POLÍTICO DO RAP: ESPAÇO DE RESISTÊNCIA

Cilene Margarete PEREIRA

Resumo


Este artigo reflete, por meio de uma pesquisa bibliográfico-analítica, sobre temas e aspectos caracterizadores do rap, um dos elementos constitutivos do movimento hip hop. O rap pode ser lido como um tipo de canção de protesto e de denúncia que age sobre a formação de uma consciência social de seus participantes (produtores e consumidores). Para mobilizar a reflexão proposta neste artigo, destacam-se algumas canções representativas do gênero musical-poético, passando por compositores e grupos conhecidos no cenário nacional, como Racionais MCs, Emicida e Criolo, a outros, de menor projeção para o grande público, como Clã Nordestino e Gíria Vermelha, grupos originários do estado do Maranhão, ou Realidade Cruel, da cidade de Hortolândia, no estado de São Paulo. Esse cancioneiro é lido a partir de um referencial teórico específico, concernente ao rap (TAKEUTI, 2010; HOLLANDA, 2012; CAMARGOS, 2015; entre outros) e aos temas da violência e da exclusão social (OLIVEN, 1983; AMORETTI, 1992; GOMÁ, 2004; SODRÉ, 2005; CONTI, 2016; entre outros). Tal percurso de leitura das canções evidencia como os rappers promovem um discurso de denúncia e de protesto, considerando a vivência em suas comunidades e os problemas do país, expressos, sobretudo, pelas desigualdades sociais e situações de exclusão em que vivem os sujeitos periféricos.

Palavras-chave: Rap. Exclusão social. Protesto. Resistência.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

  


CONFIRA O ÍNDICE DE CITAÇÕES AQUI


INDEXADORES:

SUMARIOS.ORG 

REDIB 

LIVRE 

PERIÓDICOS CAPES 

HEIDI 

LATINDEX 

DIADORIM 

PERIÓDICOS DE MINAS [em atualização]

ESJI [em atualização]

BIBLIOTEKSYSTEM UNIVERSITÄT HAMBURG [em atualização]

ICAP [em atualização]

ERIHPLUS [em atualização]

BUSCADORES:

MIAR

ELEKTRONIK ZEITSCHRIFT

WORLDCAT

GOOGLE SCHOLAR

 

TUTORIAL PARA AUTORES