FIGURAÇÕES DA INSUBMISSÃO NO PROJETO ROMÂNTICO ABOLICIONISTA DE MARIA FIRMINA DOS REIS: UMA LEITURA DAS PERSONAGENS NEGRAS NO ROMANCE ÚRSULA

Karina de Almeida CALADO

Resumo


O presente estudo busca evidenciar estratégias de insubmissão presentes no projeto narrativo de Úrsula (1859), romance inaugural da autora maranhense Maria Firmina dos Reis, analisando a obra em relação aos modelos vigentes no Romantismo. Considerando-se o projeto estético e ideológico desse romance, é possível identificar uma postura abolicionista, tecida na obra por uma consciência autoral, a partir das vozes enunciativas. A narrativa se constrói em estreita conexão com o momento histórico, apresentando a problemática do negro e da escravidão de uma maneira destoante e incomum na literatura brasileira daquele período. Nessa perspectiva, este trabalho procura destacar o aspecto dissonante, configurado pela inclusão do testemunho do escravizado na diáspora. Entende-se, além disso, que o conteúdo do romance e a autoria feminina resultam em um duplo atrevimento, reveladores da postura audaz de uma escritora negra que rompe com os paradigmas daquela sociedade. As reflexões desenvolvidas defendem a ideia de que Maria Firmina dos Reis, ainda que utilize estruturas canônicas em voga no Romantismo, promove modulações para criar uma obra original, com marca própria na literatura brasileira. A pesquisa lança mão de contribuições teóricas fundamentadas em Bhabha (2013), Bory (1966), Reis e Lopes (1988) Schwarcz (1996) e Sommer (2004).

 Palavras-chave: Maria Firmina dos Reis. Romantismo. Abolicionismo. Autoria feminina. Dissonância.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

  


CONFIRA O ÍNDICE DE CITAÇÕES AQUI


INDEXADORES:

SUMARIOS.ORG 

REDIB 

LIVRE 

PERIÓDICOS CAPES 

HEIDI 

LATINDEX 

DIADORIM 

PERIÓDICOS DE MINAS [em atualização]

ESJI [em atualização]

BIBLIOTEKSYSTEM UNIVERSITÄT HAMBURG [em atualização]

ICAP [em atualização]

ERIHPLUS [em atualização]

BUSCADORES:

MIAR

ELEKTRONIK ZEITSCHRIFT

WORLDCAT

GOOGLE SCHOLAR

 

TUTORIAL PARA AUTORES