AS POÉTICAS E AS METRÓPOLES DESVAIRADAS DE SOUSÂNDRADE E MÁRIO DE ANDRADE

Olívia Barros de FREITAS

Resumo


RESUMO

 Joaquim Manuel de Sousândrade e Mário de Andrade são, em princípio, considerados autores díspares de nossa literatura. Donos de trajetórias distintas, ambos viveram em tempos diferentes, tendo presenciado fases diversas da fixação do capitalismo no novo continente. Neste artigo, propõe-se observar que os poetas, apesar de terem vivido em períodos históricos diversos, de terem filiação estética a diferentes escolas de época e de não possuírem a mesma origem social, foram os primeiros a tematizar o crescimento acelerado de uma cidade, sua pré-constituição como metrópole e os efeitos de sua expansão na literatura brasileira. Analisam-se as pioneiras aparições de metrópoles em ebulição na poesia brasileira no canto X, conhecido como o “O Inferno de Wall Street”, de O Guesa, de Sousândrade, e o presente na obra Paulicéia desvairada, de Mário de Andrade. Observa-se metodologicamente os recursos em comum utilizados nos versos dos dois poetas, tais como uso de neologismos, estrangeirismos, quebra com a metrificação clássica, fora a abordagem temática desesperançosa em relação à metrópole e às críticas à companhia Railway.

 Palavras-chave: Poesia brasileira. Literatura comparada. Sousândrade. Mário de Andrade. Espaços urbanos.

ABSTRACT

 At first, Joaquim Manuel de Sousândrade and Mário de Andrade can be considered disparate authors of brazilian literature. They have different trajectories:  both lived in different times and had witnessed various phases of the fixation of capitalism in America. In this article, we observe the two poets, although they lived in different historical periods and they had aesthetic affiliation to different period schools; also they did not have the same social origin, and they were the firsts to show the accelerated growth of a city, its pre-constitution as a metropolis and the effects of its expansion in Brazilian literature. We analyze the pioneering apparitions of boiling metropolis in Brazilian poetry in the canto X, known as "The Wall Street Inferno" from O Guesa, by Sousândrade, and the present in Mário de Andrade's Paulicéia desvairada. Methodologically, we observe the common resources used their poetry, such as the use of neologisms, foreignisms, the break with the classical metrification, apart from the thematic approach: the hopeless in relation to the metropolis and the criticism of the Railway company.

 Keywords: Brazilian poetry. Comparative literature. Sousândrade. Mário de Andrade. Urban spaces.


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