O HOMEM ENVELOPADO E O HOMEM ENCADERNADO: METÁFORAS DO ARQUIVO
Resumo
Ao longo de sua vida, o escritor mineiro Fernando Sabino foi o responsável por realizar um conjunto de ações caracterizadas, principalmente, por se dirigirem a amigos já falecidos, como Mário de Andrade (1945), Otto Lara Resende (1992), Paulo Mendes Campos (1991), Hélio Pellegrino (1988) e Clarice Lispector (1977). Ao tomar para si o encargo de organizar e publicar as cartas trocadas com os amigos, referentes aos volumes Cartas perto do coração (cuja primeira edição data de 2001), Cartas na mesa (2002), Cartas a um jovem escritor e suas respostas (2003), Sabino assume o papel de arconte e, regido pelo princípio de reunião, entrelaça os tecidos da vida e do tempo, “envelopando” e "encadernando" a si e aos seus amigos. Dessa forma, a presente explanação se deterá na formação das metáforas homem envelopado e homem encadernado (Fernando Sabino), originadas do procedimento (des)arquivador de Sabino em relação às cartas. Para tanto, através de uma metodologia bibliográfica, valer-se-á de algumas considerações de Jacques Derrida em Mal de arquivo: uma impressão Freudiana (2001), Maria Helena Werneck em O homem encadernado (1992) e Eneida Maria de Souza, em Janelas indiscretas: ensaios de crítica biográfica (2011). Os apontamentos críticos elencados auxiliarão no sentido de entender que a concepção de metáforas nasce da consciência de que o arquivo é tanto uma metáfora da memória quanto produtor de outras metáforas que o compõem.
Palavras-chave: Crítica. Arquivo. Reunião. Amizade. Fernando Sabino.
ABSTRACT
Throughout his life the writer Fernando Sabino was responsible for carrying out a set of specific actions and characterized, mainly, to address already deceased friends like Mário de Andrade (1945), Otto Lara Resende (1992), Paulo Mendes Campos (1991), Hélio Pellegrino (1988) and Clarice Lispector (1977). By taking upon himself the task of organizing and publishing the letters exchanged with his friends, which relate to the volumes Letters close to the heart (whose first edition dates from 2001), Letters to the Table (2002), Letters to a Young Writer and His Answers (2003), Sabino takes on the role of archon and, governed by the principle of reunion, interweaves the fabrics of life and time by "enveloping" and "binding" himself and his friends. Thus, the present explanation will stop in the formation of the metaphors envelopado man and bound man (Fernando Sabino) born from the procedure (des) filing of Sabino in relation to the letters. To do so, through a bibliographical methodology, it will use some considerations of Jacques Derrida in Archival Evil: a Freudian impression (2001), Maria Helena Werneck in The bound man (1992) and Eneida Maria de Souza in Prison windows: essays on biographical criticism (2011). The critical notes listed will help in the understanding that the conception (and conceptualization) of metaphors is born from the awareness that the archive is both a metaphor for memory and a producer of other metaphors that compose it.
Keywords: Crítica. Archive. Reunion. Friendship. Fernando Sabino.
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