REFLEXÕES E DESAFIOS SOBRE A PRÁTICA DE TRIAGEM PSICOLÓGICA EM CLÍNICA-ESCOLA
Resumo
Este relato de experiência é baseado na vivência de um aluno do 7° período da graduação em Psicologia do Centro Universitário Academia durante o Estágio Básico Supervisionado IV, desenvolvido no primeiro semestre de 2023. O estágio teve como foco principal a triagem psicológica, processo que visa o levantamento de dados e o direcionamento de pacientes que procuram atendimento psicoterápico. Durante a fase inicial do estágio, foram realizados encontros semanais, nos quais foram ministradas aulas teóricas sobre o tema. Além disso, nessas reuniões também eram oferecidos esclarecimentos sobre a estrutura de funcionamento da clínica-escola da instituição. Posteriormente, os alunos iniciaram a parte prática do estágio, na qual realizaram a triagem de pacientes inscritos para atendimento na clínica-escola da faculdade. Os casos atendidos foram discutidos em supervisões semanais com a professora e os demais alunos participantes do estágio. A partir dessa experiência, apresentam-se reflexões sobre a prática de triagem psicológica como um todo, com foco particular em sua articulação com discussões prévias presentes na literatura sobre o tema e a experiência em clínica-escola de modo geral. Neste sentido, são abordados tópicos como a definição de triagem psicológica, a caracterização do público atendido e os tipos de demandas que surgem nessa modalidade de atuação. Assim, destaca-se a importância de entender a função da triagem como porta de entrada para o atendimento psicológico, o predomínio do sexo feminino e a alta prevalência de sintomas depressivos e ansiosos entre os pacientes. Além disso, foram elucidados os desafios encontrados pelo estagiário no desenvolvimento da prática, incluindo as expectativas em relação às consultas e ao processo de aprendizagem como um todo. Isso inclui, por exemplo, a discussão de fatores ansiogênicos associados a um contato inicial com o contexto clínico, inerentes a uma prática de estágio básico, como foi a que embasou este relato. Desta forma, buscou-se proporcionar um melhor entendimento global sobre o tema e enriquecer o conhecimento acerca do processo de triagem e suas particularidades, bem como da prática desenvolvida em clínicaescola. Por fim, conclui-se que o estágio foi uma importante ferramenta contributiva para a formação dos alunos, introduzindo aos graduandos o conceito e a prática de triagem psicológica e auxiliando na preparação para sua posterior atuação profissional.
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ISSN 2448-3443