FORMULAÇÃO PRÁTICA DE INTERVENÇÃO EM PSICOLOGIA ESCOLAR NAS PROBLEMÁTICAS DA GRAVIDEZ INDESEJADA E DA EVASÃO NAS ESCOLAS
Resumo
A produção acadêmica em questão consiste em uma atividade proveniente de uma atividade avaliação da disciplina Psicologia Escolar, realizada no Centro Universitário Academia. Foi proposto a elaboração de uma proposta interventiva de ação em relação a algumas das problemáticas de um grupo de 150 jovens entre 12 e 22 anos, estudantes de duas escolas públicas de ensino fundamental e uma de ensino médio. Conforme a apresentação do enunciado, elegeram-se duas questões concernentes a este conjunto: o da gravidez indesejada e o da evasão escolar. Assim, redige-se um conteúdo dividido em duas seções principais, uma para cada uma dessas problemáticas; inserido em cada uma destas seções, objetiva-se uma exposição completa, em que constem a caracterização do problema, a sua relevância, a atuação do psicólogo nesta questão, a proposta interventiva e os resultados esperados mediante esta interferência. Enfim, reitera-se o caráter urgente e necessário de uma compreensão ampla e crítica do trabalho do Psicólogo no contexto escolar, fator que pode contribuir decisivamente para a efetivação da escola como um espaço transformador do sujeito.
Palavras-chave: Psicologia Escolar. Gravidez Indesejada. Evasão Escolar. Estudo de caso.
Texto completo:
PDFReferências
https://doi.org/10.5281/zenodo.13885914
Apontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN 2448-3443