A TECNOLOGIA E SUAS CONTROVÉRSIAS NA HIBRIDIZAÇÃO DO BRINCAR NA ATUALIDADE
Resumo
O artigo discute o brincar na infância, sua formação híbrida a partir do advento da tecnologia. O brincar é analisado como fenômeno híbrido que se constitui a partir da interação de vários fatores biológicos, sociais, históricos, culturais, econômicos e pelas novidades tecnológicas. Por meio de um pequeno percurso histórico do brincar e de estudos que abordam sua importância, é possível acompanhar a sua evolução na infância, suas transformações e o lugar que essa atividade veio ocupando no cotidiano infantil. Comentam-se algumas controvérsias sobre o brincar da atualidade, as influências de tecnologias, como a televisão, o computador e o celular. Ressalta-se ainda a importância de se desenvolverem mais estudos sobre essa temática a fim de se conhecerem melhor as implicações desse novo brincar. Grande parte das pesquisas sobre o brincar contemporâneo refere-se ao brincar no contexto escolar. Ainda são poucas as pesquisas sobre o brincar infantil contemporâneo no contexto familiar, bem como os estudos sobre o celular e outras tecnologias atuais presentes no brincar infantil.
Palavras-Chave: Brincar. Hibridização. Tecnologias.
Texto completo:
PDFReferências
https://doi.org/10.5281/zenodo.13904660
Apontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN 2448-3443