A IMPORTÂNCIA DO MARKETING DIGITAL NA CAPTAÇÃO E RETENÇÃO DE CLIENTES: A VISÃO DE GRADUANDOS EM MARKETING DE UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA DE JUIZ DE FORA-MG

Sean de Souza Fratini COELHO, Victor Miranda OLIVEIRA

Resumo


Este artigo possui como objetivo investigar a importância do marketing digital enquanto ferramenta determinante na captação e retenção de clientes, pela ótica dos futuros profissionais da área. Para atingir tal propósito utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, perpassando por conceitos de autores renomados que tratam sobre o tema marketing digital, e uma pesquisa de campo de caráter quantitativa, com os graduandos em marketing de uma instituição privada de Juiz de Fora-MG. Como resultado do estudo de campo, foi constatado que, 100% dos respondentes concordam que as redes sociais, SEO, anúncios pagos e e-mail marketing são fundamentais para a captação de clientes. Já quanto a importância do marketing digital na retenção de clientes, a maior parte dos respondentes, 85%, acredita que ele oferece vantagens competitivas para as empresas. A partir do presente trabalho foi possível concluir que os graduandos acreditam na importância do marketing digital como ferramenta útil e eficaz quando da captação e retenção de clientes.

 

Palavras-chave: Marketing digital. Retenção de clientes. Captação de clientes.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.