A aplicação do planejamento estratégico como ferramenta de gestão nas micro e pequenas empresas de varejo de Juiz de Fora
Resumo
No contexto das micro e pequenas empresas pouco é comentado sobre a utilização do planejamento estratégico devido seu desconhecimento e as dificuldades em executá-lo. Entretanto, os gestores recorrem a tais técnicas ao adotar estratégias para a produção ou conseguir alternativas para uma possível escassez de matéria-prima. Diante disso, o objetivo geral deste trabalho é verificar o uso dos elementos do planejamento estratégico enquanto ferramenta de gerenciamento capaz de auxiliar as micro e pequenas empresas varejistas de Juiz de Fora durante a tomada de decisão e o cumprimento dos seus objetivos organizacionais. Para alcançar o objetivo proposto realizou-se um estudo bibliográfico com os autores renomados da área, bem como uma pesquisa de campo, por aplicação de questionário com os gestores das organizações de modo a compreender a afinidade do tema planejamento estratégico nessas organizações. Constata-se, ao final da pesquisa, que 50% das empresas pesquisadas não se beneficiam do planejamento estratégico. Dentre os principais motivos de não aplicabilidade pode-se destacar como causa raiz a falta de capacitação do gestor que por consequência gera o desconhecimento do tema, além da priorização das atividades de rotina operacional deixando o planejamento estratégico em segundo plano.
Palavras-chave: Administração estratégica. Ferramentas. Etapas. Sebrae
Texto completo:
PDFReferências
https://doi.org/10.5281/zenodo.13774112
Apontamentos
- Não há apontamentos.