O reflexo da pandemia do COVID-19 no setor supermercadista: um estudo de caso em um supermercado de Juiz de Fora - MG
Resumo
O presente trabalho é resultado de uma pesquisa de campo realizada no Supermercado Imperial, localizado em Juiz de Fora - MG, que buscou analisar a realidade que os supermercados estão enfrentando diante da pandemia de Covid-19, uma vez que seu ramo foi considerado atividade essencial. Através dos métodos e técnicas da entrevista, benchmarking, observação participativa e Matriz SWOT os dados foram coletados e analisados. O objetivo geral é demonstrar como está sendo enfrentado a realidade nos supermercados diante da pandemia de Covid-19 e soluções adequadas que possam minimizar a propagação do vírus e contribuir para um melhor desenvolvimento da organização por meio de ações que zelem pela segurança dos clientes e os objetivos específicos são: levantar quais foram as medidas restritivas de segurança impostas pelos decretos que deveriam ser implantadas nos supermercados; conhecer a realidade do Supermercado Imperial e levantar argumentos de melhoria após demonstrar; analisar e interpretar as informações coletadas na pesquisa de campo; elaborar um plano de ação efetivo que possa contribuir de forma significativa para o melhor desempenho do mercado. A metodologia utilizada no artigo constitui-se de um estudo de caso com pesquisa bibliográfica sobre os assuntos abordados, por meio de livros e documentos eletrônicos disponíveis, e da aplicação de uma entrevista estruturada em um mercado da cidade de Juiz de Fora, MG. O trabalho possibilitou compreender melhor o quanto a gestão organizacional é importante em uma empresa, sobretudo em épocas de desafios, pois ajuda a estabelecer novas formas de trabalho que possibilitem o desenvolvimento da empresa.
Palavras-chave: Gestão Organizacional; Pandemia Covid-19; Supermercado; Medidas Restritivas de Segurança; Cadeia de Abastecimento.
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PDFReferências
https://doi.org/10.5281/zenodo.13774416
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