A comunicação com o cliente como uma estratégia de posicionamento: caso Nubank

Letícia Lopes Vinha, Victor Miranda de Oliveira

Resumo


Com o novo cenário proporcionado pelo ambiente digital tornou-se possível o estreitamento do relacionamento entre as empresas e os consumidores através da utilização de redes sociais. Dentro desse contexto, o presente estudo tem como objetivo estudar as estratégias de comunicação com o cliente e como essas estratégias contribuem para o posicionamento de marketing da empresa. Para isso foi realizada uma revisão de literatura através das bases de dados eletrônicas de representatividade na área como Spell, Google Acadêmico, SciELO e Biblioteca A; no período de 2000 a 2021 e em seguida apresentado um caso do banco digital Nubank, empresa pioneira no segmento de serviços digitais financeiros que emite e administra um cartão de crédito com bandeira Mastercard e tem como objetivo principal melhorar a experiência dos clientes com o uso da tecnologia e design. Após a análise do caso Nubank, conclui-se que a comunicação com o cliente como uma estratégia de posicionamento é eficaz, pois além de fidelizar o cliente ao construir uma relação duradoura baseada em confiança, parceria e benefícios mútuos; faz com que ele se torne um defensor e divulgador do serviço, trazendo a empresa mais prosperidade de lucros.

 

Palavras-chave: Marketing. Banco digital. Comunicação. Nubank


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Referências


https://doi.org/10.5281/zenodo.13830033


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