Qualidade de vida no trabalho em tempos de pandemia de COVID-19: os desafios e oportunidades dos docentes do ensino superior

Letícia Aparecida Praça, Victor Miranda de Oliveira

Resumo


O objetivo deste estudo é investigar os impactos causados pela pandemia do
COVID-19 na qualidade de vida no trabalho (QVT) dos docentes do ensino superior.
Para alcançar o objetivo proposto, a metodologia aplicada no estudo consiste em
uma pesquisa bibliográfica de autores renomados no ramo da qualidade de vida no
trabalho, além de uma pesquisa de campo, por meio da aplicação de um
questionário de caráter quantitativo com docentes do ensino superior do Estado de
Minas Gerais, totalizando 40 respondentes. A partir desse estudo conclui-se que a
maioria dos docentes acreditam que na(s) instituição(ões) em que atuam há
possibilidade de crescimento profissional e sentem-se seguros em sala de aula,
porém, afirmam que a qualidade de vida no trabalho diminuiu com a pandemia
COVID-19, visto que a carga horária de trabalho não permaneceu a mesma que a
presencial, as tarefas extras aumentaram e que sentiram algum sintoma psicológico
como estresse, ansiedade e depressão. Em relação ao método de ensino remoto os
docentes estão satisfeitos, pois receberam suporte e treinamento para exercer tal
função.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.