Qualidade de vida no trabalho em tempos de pandemia de COVID-19: os desafios e oportunidades dos docentes do ensino superior
Resumo
O objetivo deste estudo é investigar os impactos causados pela pandemia do COVID-19 na qualidade de vida no trabalho (QVT) dos docentes do ensino superior. Para alcançar o objetivo proposto, a metodologia aplicada no estudo consiste em uma pesquisa bibliográfica de autores renomados no ramo da qualidade de vida no trabalho, além de uma pesquisa de campo, por meio da aplicação de um questionário de caráter quantitativo com docentes do ensino superior do Estado de Minas Gerais, totalizando 40 respondentes. A partir desse estudo conclui-se que a maioria dos docentes acreditam que na(s) instituição(ões) em que atuam há possibilidade de crescimento profissional e sentem-se seguros em sala de aula, porém, afirmam que a qualidade de vida no trabalho diminuiu com a pandemia COVID-19, visto que a carga horária de trabalho não permaneceu a mesma que a presencial, as tarefas extras aumentaram e que sentiram algum sintoma psicológico como estresse, ansiedade e depressão. Em relação ao método de ensino remoto os docentes estão satisfeitos, pois receberam suporte e treinamento para exercer tal função.
Palavras-chave: Qualidade. Trabalho. Docentes. COVID-19. Pandemia.
Texto completo:
PDFReferências
https://doi.org/10.5281/zenodo.13838712
Apontamentos
- Não há apontamentos.