O acesso à educação como ferramenta de paridade salarial entre raças
Resumo
O objetivo desse trabalho é analisar o desequilíbrio no Brasil causado pelo Racismo Estrutural. Sabe-se que o acesso à educação é determinante como modificador da realidade social e de equiparação salarial entre raças. A discussão desse tema é essencial por motivos que ainda hoje, mantém este grupo tão expressivo, na ordem de 56%, de brasileiros, sem uma maior representatividade efetiva nos rumos dados a este país. Será apresentada a trajetória laboral do negro desde a sua chegada a esta terra, sua participação no processo econômico e de produção de riqueza, e a avaliação causada pela rejeição do cidadão afrodescendente, logo após a sua libertação, e como todo um sistema discriminatório e racista se volta para o seu extermínio, através da política de branqueamento, a qual, teve grande influência na formação do novo sistema escolar brasileiro pós monarquia. É determinante identificar como todo esse processo interferiu no desenvolvimento do negro brasileiro, em sua colocação como membro pertencente dessa nação. Por fim, demonstrar que a redenção do afrodescendente brasileiro, poderá ser alcançada, através da conquista da sua dignidade social, com educação de qualidade, ora negada em seus primórdios como homem livre, a qual deverá ser resgatada com o uso das políticas públicas de inclusão do governo Federal, que possibilitem mudanças de acesso a condições financeiras melhores através do acesso à educação. A metodologia aplicada foi baseada em pesquisas bibliográficas relacionadas ao assunto abordado, com a utilização de artigos científicos publicados e com os rigores acadêmicos cumpridos, citações do livro O genocídio do negro brasileiro de Abdias Nascimento. Cabalmente apresentou-se entrevista com Mariana Alves de Assis Ribeiro, na qual testou-se a hipótese de que, a educação será fator preponderante ao acesso da população negra brasileira a uma paridade salarial com a população branca brasileira.
Palavras - chave: Discriminação racial. Racismo. Escolaridade
Texto completo:
PDFReferências
https://doi.org/10.5281/zenodo.13838909
Apontamentos
- Não há apontamentos.