Expansão do Grupo Bahamas sob o contexto macroeconômico

Rodrigo Loures Rezende, Wesley Carminati Teixeira

Resumo


O entendimento dos principais conceitos e das variáveis econômicas auxiliam pesquisadores e empresários em relação à decisão de investimentos. Os setores atacadistas e varejistas, sobretudo as redes de supermercados, sofrem diretamente com os impactos econômicos. Atrelado a isso, ainda tem o fator mudança de consumo. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo geral compreender quais os principais fatores econômicos que contribuíram para a criação de lojas do Grupo Bahamas Supermercado. Para isso, primeiramente, foram abordados, de maneira geral, o campo da Macroeconomia e, posteriormente, apresentadas as principais características e diferenças entre os setores varejistas e atacadistas e, por fim, trabalhado, de forma específica, o varejo supermercadista. Como metodologia, a pesquisa é de caráter exploratória e descritiva, em que foi usado a revisão bibliográfica e o estudo de caso como meios de pesquisa; e, como técnica de coleta de dados, foi utilizado a pesquisa documental. O objeto de estudo é o Grupo Bahamas. Buscou-se descrever o Grupo, principalmente a no que tange a sua evolução histórica, e explicar e contextuar, a partir e um viés macroeconômico, o crescimento do Grupo Bahamas desde a sua origem, principalmente sob o prisma do Produto Interno Bruto (PIB) e da taxa de inflação. Dessa forma, o trabalho permitiu uma compreensão melhor da dinâmica evolutiva do Grupo Bahamas, revelando que o PIB, a inflação, bem como a mudança de hábito contribuíram para a abertura de novas lojas.

Palavras - chave:Macroeconomia.Varejo.Supermercado.Grupo Bahamas. Consumo


Texto completo:

PDF

Referências


https://doi.org/10.5281/zenodo.13838851


Apontamentos

  • Não há apontamentos.