Ética no marketing e propaganda enganosa: um estudo sobre empresas brasileiras
Resumo
O presente artigo busca demonstrar teoricamente o setor de marketing com o objetivo de expor os fundamentos da ética dentro do marketing e da propaganda e compreender como ela é empregada na prática, fazendo a junção e a comparação do marketing com a propaganda e a análise de cases de propaganda enganosa e abusiva. Seguindo esse tema será abordado sobre a propaganda e como ela é regulamentada no Brasil e os impactos causados pelo seu mal planejamento. Realizou-se também uma análise sobre três cases envolvendo situações em que consumidores se sentiram lesados por falta de transparência ou do uso de má fé das empresas para ilustrar a realidade do que foi falado na teoria nos tópicos sobre a ética no marketing e na propaganda, confrontando com artigos do código de defesa do consumidor que explicam como são apurados os tipos de práticas contra o consumidor. Como método científico caracterizou-se o presente artigo como de natureza exploratória, utilizando-se pesquisa bibliográfica por meio de livros e artigos acadêmicos. Por fim analisando os conteúdos bibliográficos e os cases verificou-se que as empresas que adotam postura antiética e idônea nas suas propagandas e ações de marketing tem uma visibilidade negativa perante os consumidores, consequentemente gerando falta de confiança e credibilidade.
Palavras-chave: Ética. Consumidor. Marketing. Propaganda abusiva.
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PDFReferências
https://doi.org/10.5281/zenodo.13839487
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