Perfil do Jovem Empreendedor: estudo de caso sobre o perfil empreendedor dos alunos e egressos do curso de Administração de uma faculdade particular de Juiz de Fora/MG
Resumo
Neste artigo, discute-se sobre oempreendedorismo jovem e como ele pode ser fomentado no ensino superior, de modo a estimular alunos a seguir uma carreira empreendedora. Diante disso, este artigo teve como objetivo identificar o perfil empreendedor dos alunos e egressos do curso de Administração de uma faculdade particular de Juiz de Fora/MG, a fim de observar se os estudantes possuem potencial empreendedor, características ao empreendedorismo, e o quanto, na percepção deles, a graduação fomentou ações empreendedoras. Para isso, foi aplicado um questionário com 50 alunos e egressos da instituição e uma entrevista com o coordenador do curso, abordando a temática em questão. Os resultados obtidos por meio dos questionários aplicados, revelam a existência de alguns traços de características empreendedoras nos alunos, como habilidades em identificar oportunidades de novos negócios.Pôde-se verificar, também, que o corpo docente utiliza métodos didático-pedagógicos de ensino eestimula seus alunos a desenvolverem a prática do empreendedorismo como carreira profissional.
Palavras-chave: Empreendedorismo Jovem. Ensino do empreendedorismo. Perfil Empreendedor. Empreendedorismo Universitário. Características empreendedoras.
Texto completo:
PDFReferências
https://doi.org/10.5281/zenodo.13839598
Apontamentos
- Não há apontamentos.