Gestão do conhecimento: uma discussão sobre o uso do conhecimento nas organizações
Resumo
O nível acirrado de competitividade sustentado por constantes inovações e tecnologias, traz às organizações uma constante preocupação para a manutenção e desenvolvimento. As organizações necessitam periodicamente de ferramentas eficazes para a tomada de decisões que agreguem valor eminimizem os investimentos. O propósito deste artigo foi estudar e conhecer os componentes básicos da Gestão doConhecimentoe os possíveis impactos no ambiente organizacional, com especificidade para a formação e transferência do conhecimento, e da inteligência competitiva, e onde buscar o conhecimento como ferramenta para orientar seus processos e resultados usando-o como um ativo.Para tal o artigo fez uso de um estudo bibliográfico de trabalhos publicados na área de Gestão do Conhecimento (GC), da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), e das Tecnologias de Comunicação e Informação (TICs), sendo que a pesquisa possui natureza exploratória-qualitativa.Percebeu-se, tendo em vista a indução, que se bem orientado e aplicado, o conhecimento, pode facilitar a gestão organizacional positivamente, e percebe-se já haver uma preocupação organizacional em torno do tema.
Palavras-Chave: Comunicação. Competitividade. Informação.Inovação.
Texto completo:
PDFReferências
https://doi.org/10.5281/zenodo.13839515
Apontamentos
- Não há apontamentos.