A inflûencia do marketing pessoal nas vendas: um estudo com representantes comerciais

Henrique Paiva Gasparete, Victor Miranda de Oliveira

Resumo


Atualmente, com a grande competitividade existente no mercado de trabalho, é essencial que o indivíduo que esteja inserido nesse ambiente busque por diferenciais que o qualifiquem e o destaquem perante os outros. O marketing pessoal está baseado no desenvolvimento de um conjunto de ações que permite atingir objetivos pessoais, profissionais, financeiros, familiares, entre outros. Assim, o objetivo deste artigo é compreender a importância do marketing pessoal para representantes comerciais, bem como as estratégias utilizadas por esse profissional na hora de efetuar as vendas. A metodologia utilizada foi através de pesquisa bibliográfica, livros de autores renomados e artigos relacionados ao marketing pessoal, também foram realizadas entrevistas com três representantes comerciais de Juiz de Fora que atuam na mesma empresa e um gerente comercial que atua também como comprador.Por fim, foi concluído através da pesquisa que a estratégia de marketing pessoal mais utilizada pelos entrevistados é o networking, já que traz melhores resultados no processo geral de realização da venda.

Palavras-chave: Marketing pessoal. Venda pessoal.Marketing. Representante comercial.


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Referências


https://doi.org/10.5281/zenodo.13839035


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