Identificação de sistema e implementação de controlador PID utilizando algoritmo de otimização por enxame de partículas (PSO) planta de nível.

Anapaula Pacheco Guimarães, Dalmo da Silva Cardoso

Resumo


Este trabalho trata do desenvolvimento de um método de otimização aplicado a identificação de sistemas e a sintonia de parâmetros de controladores PID. Para isso, foi utilizado como base um modelo computacional que trabalha aperfeiçoando resoluções de problemas, a Otimização por Enxame de Partículas. Essa metodologia se baseia em modelar o comportamento social de um bando de pássaros e com isso, traduzir, analiticamente, como eles se organizam em suas revoadas. Em outras palavras, o método procura uma solução ótima em um espaço de busca por meio de trocas de informações entre indivíduos do mesmo bando, determinando assim qual a melhor trajetória a ser seguida por cada um deles até que o melhor indivíduo seja encontrado. O indivíduo é uma possível solução que carrega consigo valores de K e 𝜏, em conjunto. O objetivo da pesquisa é investigar a potencialidade desse artifício para a identificação de sistemas e sintonia de controladores PID, utilizando o software MATLAB. Os resultados obtidos demonstram que a técnica é eficiente, tanto na identificação de sistemas quanto na sintonia do controlador PID.

Palavras-chave: Otimização de processos. Controle de Nível. Controladores PID. Otimização por Enxames de Partículas. MATLAB.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.