Recriar, projeto de bolsa reutilizando cortinas

Marina Campos Silveira, Fernanda Bonizol Ferrari

Resumo


CAMPOS, Marina. Título: Recriar, projeto de bolsa reutilizando cortinas f. 30.
Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnológico Superior em Design de Moda). Centro Universitário Academia, Juiz de Fora, 2021.


No presente trabalho serão apresentados os impactos ambientais causados pela Indústria da moda e como a demanda dos consumidores, cada vez mais conscientes, têm motivado a alteração do modelo de produção vigente.
Inicialmente serão descritos os processos de produção e de que forma influenciam nos âmbitos sociais, ambientais e econômicos. O que propõe a reflexão acerca de que maneira é possível implementar ações para o desenvolvimento de produtos e processos produtivos que incorporem princípios de preservação ambiental e ferramentas que possibilitem o acompanhamento do ciclo de vida do produto. O designer pode colaborar para uma produção que cause menos impacto ao meio ambiente na criação de novos produtos e na alteração ou complementação da metodologia de confecção de produtos já existentes, apresentando novas soluções. Por fim, é proposto neste projeto a confecção de uma peça clássica e atemporal, um ícone da moda. Usando a bolsa Chanel modelo 2.55 como inspiração, sendo produzida de uma forma inovadora, através da reutilização de blackout de cortinas descartadas. Como método de pesquisa foi usado o sistema online como principal fonte de informação, sites, artigos e livros.


Palavras-chave: Design de Moda. Sustentabilidade. Acessórios.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.