Uma Relação entre o Pop Coreano e Moda

Lorrany Maria da Silva Lacerda, Fernanda Bonizol Ferrari

Resumo


O presente projeto faz parte dos requisitos para a conclusão do curso Tecnológico em Design de Moda do Centro Universitário UniAcademia e se traduz na criação de uma coleção de moda fundamentada na pesquisa sobre o K-Pop.O trabalho visa estudar o surgimento do pop coreano, o que ele é e qual a sua relevância e atual ligação com o mundo da moda. Logo após a pesquisa é direcionada para o grupo de k-pop feminino BLACKPINK e mútuo beneficiamento com o seu envolvimento com grandes marcas. A metodologia elegida foi a bibliográfica, a videográfica e a imagética, em destaque Mesquita Júnior (2015) e Francisco (2017). Ao término da investigação, foi possível perceber como um estilo musical consegue influenciar em diversos aspectos na sociedade, principalmente quando se é um grande fã e que conforme o K-pop vai crescendo suas características vão sem adotadas por aqueles a admiram. Como resultado final da pesquisa, será desenvolvida uma coleção com cinco modelos, trazendo as características do estilo “alternativo coreano” visto tanto nas ruas como nos palcos. A coleção foi batizada com o nome de BLACKVELVET.



Palavras-chave: Design de Moda. K-pop. BLACKPINK.


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Referências


https://doi.org/10.5281/zenodo.14036244


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