SINGULARIDADES DO FEMININO NA POÉTICA DE IRACEMA MACEDO

Rajni Rodrigues MENDES, Édimo de Almeida PEREIRA

Resumo


O discurso identitário feminino encontra na escrita de um número variado de autoras a sua melhor forma de expressão,a exemplo do que podemos verificar na obra de escritoras como as mineiras Henriqueta Lisboa e Adélia Prado. Contemporaneamente, outras poetisas como Maria Esther Maciel, ainda nas Minas Gerais, e a potiguar Iracema Macedo, têm-se valido da poesia como meio de manifestação da subjetividade feminina. Esta escrita feminina, paradoxalmente enquadrada à margem androcêntrica dos discursos dominantes até os nossos dias, também se desenvolve no campo teórico a partir das lições de Simone de Beauvoir e Virgínia Woolf. Em ambas as esferas, a teórica e a criativa, a escrita dessas autoras estabelece liames com áreas diversificadas do conhecimento. Assim, no presente trabalho pretendemos, propondo um diálogo entre a Literatura e a Psicanálise, pensar, a partir da elaboração estética que a poetisa Iracema Macedo imprime à sua obra, e na qual é possível identificar uma diversidade de formas de construção e de manifestação do discurso identitário feminino, a maneira pela qual a mulher vivencia o período do seu desenvolvimento sexual infantil denominado por Sigmund Freud como Complexo de Édipo.


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