O PAPEL DA BRINCADEIRA NO ENSINO FUNDAMENTAL PELO OLHAR DAS CRIANÇAS

Fernanda Mara Silvestre, Rosângela Veiga Júlio Ferreira, Víviam Carvalho de Araújo

Resumo


O texto tem como objetivo apresentar o resultado de uma investigação realizada com crianças do 2º ano do Ensino Fundamental com vista a identificar como concebem a presença da brincadeira no espaço escolar. O arcabouço teóricometodológico estruturou-se na abordagem sociointeracionista, buscando interpretar o corpus discursivo no sentido de perceber que as crianças se constituem na e pela linguagem como sujeitos de direitos diante da sociedade, portanto produtoras e consumidoras de cultura. A observação participante e a
entrevista semi-estruturada realizada com essas crianças possibilitam reflexões sobre a questão de que o brincar se constitui como um instrumento de fundamental importância nas séries iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa sinaliza que, através das brincadeiras, instituídas inclusive em momentos em que não são autorizadas pelos professores, ocorrem consolidações de aprendizagens e interações linguísticas significativas.

Palavras-chave: Brincadeira. Criança. Interação. Ensino Fundamental


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