A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA CRIANÇA NEGRA: A LITERATURA AFRO COMO POSSIBILIDADE REFLEXIVA

Jerusa Paulino da Silva, Rosângela Veiga Julio Ferreira, Jeniffer de Souza Faria

Resumo


Este trabalho de pesquisa tem como propósito abordar o tema da construção de identidade da criança negra, por meio de um olhar para as literaturas que perpassam o cotidiano de uma escola da rede municipal de Juiz de Fora. Tal abordagem foca-se, fundamentalmente, na possibilidade de refletir sobre a maneira como as literaturas que abraçam a cultura africana permeiam o universo das bibliotecas de sala. Nesse contexto, aborda-se o histórico da cultura afro, pensando em questões que contribuíram para que concepções sobre essa cultura fossem formadas. Analisa, também, como a adequação de um currículo voltado para a abordagem da cultura afro pode auxiliar em reflexões que permitam a desconstrução de conceitos pré-estabelecidos sobreo papel do negro na nossa sociedade. Compreende, ainda, a concepçãohistórica da literatura infantil, pensando em padrões estéticos eurocêntricos que se estabeleceram a partir dela, e na construção da identidade, com elevada autoestima, de uma criança que não corresponda a determinados padrões. Por meio de entrevistas realizadas com professoras do quarto ano do ensino fundamental e da análise de obras literárias encontradas nas bibliotecas de sala da instituição pública, podemos afirmar que as professoras têm a consciência da importância do trabalho com esta temática, no entanto, faz-se mister que governo e escola oportunizem momentos de formação continuada para que sepossa refletir sobre possibilidades de problematizar as questões que emergem do trabalho literário.

Palavras-chave: Escola. Currículo. Identidade. Literatura Afro.


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