ECOPEDAGOGIA: UM BREVE ENSAIO SOBRE A PEDAGOGIA DA TERRA

Carlos Alberto Marques, Edgar Pereira Coelho, Anderson dos Santos Romualdo, Brênia Lúcia Guimarães Loti Pereira, Camila Josefina da Silva, Raquel Gonzalez Monteiro da Silva

Resumo


O texto visa discutir as implicações entre educação, inclusão e sustentabilidade, a partir da leitura de obras selecionadas de Moacir Gadotti. Apresenta, assim, aspectos teóricos que debatem com objetividade o cenário atual da educação no Brasil e no mundo, introduzindo reflexões sobre as possibilidades de se pensar a educação a partir do foco da Ecopedagogia. Cabe destacar a consolidação da inclusão social, a começar pela erradicação da pobreza como um imperativo ético, social, econômico e ecológico. Com base nesse viés
de análise, sustenta-se a idéia de que a educação para a sustentabilidade
se justifica a partir do momento em que contempla e caracteriza a inclusão, uma vez que o planeta só tem razão de ser se for melhor para todos. Defende uma visão ecopedagógica e planetária, sempre na perspectiva freiriana do inédito-viável, por acreditar possível uma outra educação. Precisa-se não só de um novo mundo, mas de um ser recriado, com uma nova maneira de ser e de estar no mundo. Assim, não existe inclusão sem sustentabilidade, da mesma forma que não se pode falar de sustentabilidade sem considerar os seus efeitos na consolidação do paradigma da inclusão.


Palavras-chave: Sustentabilidade. Ecopedagogia. Educação.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.



INDEXADORES
 
Latindex * Livre  *  Diadorim  *  Google Scholar  *  Sherpa Romeo
 
WorldCat   *  Elektronische Zeitschriften  *  Stabikat  *  ESJ