O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA PROJETO NO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

Nikola Arsenic, Orlando Celso Longo, Marcos Martins Borges

Resumo


O objetivo deste estudo foi buscar na literatura a forma como são aplicadas as metodologias de ensino da Disciplina Projeto, visando identificar e expor o estado da arte do ensino e aprendizagem de Projeto de Arquitetura nos cursos de Arquitetura e Urbanismo. As escolas de Engenharia e Arquitetura em sua maioria formam profissionais com base em currículos cuja organização dificulta a integração entre as diversas disciplinas. Torna-se importante a necessidade de discussões e debates para a escolha da metodologia a ser aplicada ao ensino de Projeto nas universidades, pois é a partir dessa que serão formados os futuros arquitetos do país. Ressalta-se que a melhoria do ensino de projeto passa necessariamente pela melhoria da formação do professor na pós-graduação, porque nenhum processo de aprendizagem nas áreas que envolvem criatividade é possível se o professor não possuir e souber apresentar uma visão clara, precisa e abrangente sobre a sua disciplina.

Palavras-chave: Arquitetura. Ensino de projeto. Processo de ensino e aprendizagem.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.



INDEXADORES
 
Latindex * Livre  *  Diadorim  *  Google Scholar  *  Sherpa Romeo
 
WorldCat   *  Elektronische Zeitschriften  *  Stabikat  *  ESJ