A IMPORTÂNCIA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS SATISFATÓRIAS: UMA REVISÃO DA LITERATURA SOBRE HABILIDADES SOCIAIS

Samuel de Castro Bellini-Leite, Pedrita Reis Vargas, Esther de Matos Ireno

Resumo


As habilidades sociais começam a se desenvolver desde os primeiros momentos de vida de uma criança e se relacionam a um desenvolvimento cognitivo bem sucedido. Ao longo da vida são requeridas novas habilidades e o repertório se torna progressivamente mais complexo. Fator importante da saúde psicológica, essa habilidade vai além de comportamento, requer percepção social, englobando motivação e conhecimento sobre como executá-la. Ampliar o repertório de habilidades sociais de uma criança implica melhoras nos comportamentos problemáticos e na qualidade das suas relações com familiares, previne déficits em habilidades de comunicação, ajuda na resolução de conflitos ou problemas interpessoais, diminuindo a chance de manifestações de comportamentos antissociais. O presente artigo, em uma tentativa de rever os principais aspectos do estudo de habilidades sociais, discute sobre conceitos, habilidades sociais e desenvolvimento, avaliação de desempenho social e estudos já realizados com enfoque nas habilidades sociais infantis. Esta revisão foi importante para sistematizar conceitualmente o tema de habilidades sociais em favor do núcleo de pesquisa em psicologia do desenvolvimento do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora. Tratase também de uma chamada para que estudantes e profissionais de todas as áreas relacionadas à psicologia do desenvolvimento e social tomem conhecimento do tema e sempre considerem o foco em habilidades sociais como um aspecto importante de análise para a compreensão do ser humano.

Palavras-chave: Habilidades Sociais. Comportamento. Desenvolvimento. Avaliação do Desempenho Social.


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