A ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DO ALFABETIZANDO: DIÁLOGOS POSSÍVEIS

Patrícia de Souza Lima Cabette, Rosângela Veiga Julio Ferreira, Jeniffer de Souza Faria

Resumo


O objetivo deste texto é refletir sobre como diálogos instituídos com crianças que se encontram no processo inicial da construção da leitura e da escrita, pautados em ações sistematizadas e em teorias do campo da alfabetização, podem atribuir sentidos para a leitura e a escrita realizadas na e pela escola. Com vistas a entender o processo de alfabetização, na sua fase inicial, buscamos, em autores que defendem uma concepção de linguagem que se dá na relação com o outro, sustentação para as análises. O campo que possibilitou o estabelecimento dos diálogos com seis crianças do 2º ano do ensino fundamental foi uma escola da rede municipal de Juiz de Fora que apresenta um dos mais baixos rendimentos no IDEB do município, exatamente na classe de alfabetização, um ponto que necessita, de acordo com o diagnóstico realizado por um grupo de profissionais da referida instituição, de intervenção sistematizada. Com base nas análises empreendidas no campo, afirmamos que, na tentativa de consolidar caminhos para a alfabetização, faz-se necessário compreender esse processo a partir do olhar dos sujeitos que aprendem, no caso, as crianças. O processo de escuta sobre o que pensam as crianças revelou-se como elemento importante para a construção do conhecimento dos sons das letras, das palavras e dos textos lidos e produzidos. Todo o movimento, apesar de não se fechar num método específico, mostrou possibilidades de concretização de teorias de alfabetização e consolidou-se em um caminho fértil a pesquisas.

Palavras- chave: Crianças. Leitura. Escrita. Processo de escuta.


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