A TELENOVELA E A REPRESENTAÇÃO SOCIAL. QUANDO O FOLHETIM SE INSPIRA NO REAL E QUANDO A REALIDADE É RETRATADA NA NOVELA

Renata Venise Vargas Pereira, Gilze Freitas Bara

Resumo


A novela Páginas da Vida é um exemplo de hibridismo entre o real e o ficcional. O autor Manoel Carlos, conhecido por inserir temas da atualidade em seus folhetins, realizou o mimetismo em sua produção, captando do real a inspiração para uma cena dramática. O artigo pretende analisar a cena em que Angélica (Cláudia Mauro) morre carbonizada dentro de um ônibus em que viajava após o veículo ser atacado e incendiado por bandidos no Rio de Janeiro. O fato foi uma adaptação de um acontecimento real, ocorrido em dezembro de 2006 na capital fluminense. Os tópicos deste artigo investigam a influência da televisão na formação das identidades na contemporaneidade; a telenovela, como um de seus principais produtos; sua influência na representação social. E ainda como o gênero se apropria dos acontecimentos e propõe o agendamento, transformando a ficção em conversas e debates do cotidiano, e a posição dos espectadores que se reconhecem como atores de suas vidas diárias.

Palavras-chave: Televisão. Telenovela. Agendamento. Representação. Mimetismo.


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