CANTOS DO MUNDO: O PESO E A LEVEZA NA PROSA DE CONCEIÇÃO EVARISTO
Resumo
Este artigo tem por objetivo refletir sobre as implicações estéticas e políticas da articulação entre diferentes dimensões da voz na prosa de Conceição Evaristo. A emergência da voz como uma categoria de análise, na contemporaneidade, deriva da irrupção de seu protagonismo na vida política, seja na sua dimensão discursiva, como lugar de fala; seja na sua dimensão material, por meio das performances poéticas. É nesse sentido que buscaremos pensar o romance Ponciá Vicêncio (2003) e os contos coligidos em Olhos d’Água (2014). Ambas as obras são marcadas pela presença de vozes que expõem as consequências da condição histórica de submissão socioeconômica e cultural às quais a população negra e feminina fora relegada no Brasil; vozes enunciadas pelas narradoras, pelas instâncias discursivas (direto, indireto e indireto-livre), pelos cantos das personagens lançadas para os cantos do mundo. No entanto, a escrita de Evaristo parece temperar o peso da realidade com a transfiguração por meio da metáfora, a aspereza do discurso com a suavidade da prosódia textual. É dentro dessa perspectiva que nos perguntamos: que sentidos são produzidos por essa escrita que parece estar no limiar entre o peso e a leveza?
Palavras-chave: Conceição Evaristo. Ponciá Vicêncio. Olhos d’Água. Retórica. Política da voz.
ABSTRACT
This article aims at reflecting on the aesthetic and political implications of the articulation between different dimensions of voice in the prose of Conceição Evaristo. The emergency of the voice as a category of analysis, in contemporary times, derives from the irruption of its leading role in political life, whether to its discursive dimension, as a place of speak, or in its material dimension, by means of poetic performances. It is in this sense that we will seek to think about the novel Ponciá Vicêncio (2003) and the short stories collected in Olhos d'Água (2014). Both works are marked by the presence of voices that expose the consequences of the historical condition of socioeconomic and cultural submission to which the black and female population had been relegated to Brazil; voices uttered by the narrators, by the discursive instances, by the songs of the characters launched to the corners of the world. However, Evaristo's writing seems to temper the weight of reality with transfiguration through metaphor, the harshness of discourse with the softness of textual prosody. It is within this perspective that we ask ourselves: what meanings are produced by this writing that seems to be on the threshold between weight and lightness?
Keywords: Conceição Evaristo. Ponciá Vicêncio. Olhos d’Água. Rhetoric. Voice politics.
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