O BOOKTUBE E A FORMAÇÃO DE SUJEITOS-LEITORES
Resumo
A exigência por leitores cada vez mais aptos às leituras nas mais diversas plataformas, formatos, suportes e atentos aos conteúdos aos quais estão expostos, confere aos contextos hipermidiáticos presentes na web relevância para o estudo acadêmico. Como as barreiras, aparentemente, são pequenas para o acesso às comunidades de leitura, expressão, engajamento, produção, o consumo de resenhas literárias na web parece promissor para os participantes que desejam se conectar com novos amigos, colegas, fãs, mentores e conteúdos relevantes que vão além das frivolidades que comumente são disponibilizadas na rede de internet. No intuito de fomentar a discussão sobre essas questões, a comunidade Booktube, o sujeito Booktuber e a formação de sujeitos-leitores, esse estudo se propõe a investigar alguns aspectos do canal Fantasticursos – que está no ar desde 2016 e que explora a fantasia, o gótico e a ficção científica na Literatura e no Cinema, debatendo questões abordadas pelo canal para a promoção da leitura. Em nossas conclusões é possível afirmar que, em se tratando de ambientes virtuais, o surgimento de novos conteúdos digitais pode potencializar a formação de sujeitos-leitores, pois mudam-se os textos, mudam-se os sujeitos, mudam-se as formas de produção de sentidos, porém os livros literários sempre entrarão no jogo de constituição dos sujeitos.
Palavras-chave: Booktube. Comunidade de leitura. Promoção da leitura.
ABSTRACT
The requirement for readers who are increasingly able to read in the most diverse platforms, formats, supports and attentive to the contents to which they are exposed, confers to the hypermedia contexts present in the web relevance for the academic study. This study proposes to investigate some aspects of Fantasticursos channel - that has been on the air since 2016 and that explores the fantasy, the gothic and the science fiction in Literature and Cinema, debating issues about reading promotion. In order to promote the discussion about the Booktube community, the Booktuber bloke and the formation of subject-readers. In addition, we did an interview with the teacher responsible for the channel to improve the argumentation, looking for clarify his understanding of the role played by the content made available by him and the formation of the subject-reader. As the barriers are apparently small for access to reading, expression, engagement, production communities, consumption of literary reviews on the web seems powerful for participants wishing to connect with new friends, colleagues, fans, mentors, and relevant content that go beyond the frivolities that are commonly made available on the Internet. In our conclusions, it is possible to affirm that, in virtual environments, the emergence of new digital contents can potentiate the formation of subject-readers, since the texts are changed, the subjects are changed, the forms of production of meaning are changed, but literary books will always enter into the subjects’ constitution.
Keywords: Booktube. Reading community. Reading promotion.
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