O TERROIR E O CAFÉ ESPECIAL DA INDICAÇÃO GEOGRÁFICA DO SUL DE MINAS GERAIS

Marco Ferreira MORAIS, Ediméia Maria Ribeiro de MELLO

Resumo


O conceito de terroir apresenta-se em coerência geográfica, socioeconômica e jurídica, que compõem a base do conceito das denominações de origem. Em Minas Gerais, somente a região do Cerrado Mineiro e a Serra da Mantiqueira possuem Indicação Geográfica (IG), apontada pelos órgãos competentes. O vínculo com as condições ambientais e humanas e o reconhecimento de características únicas de um produto e região específica podem despertar o interesse sobre o papel da certificação de uma IG como inovação para a promoção do desenvolvimento local. O objetivos deste artigo é apontar as características do conceito de terroir que possibilitam a sua aplicação ao universo do café especial. A metodologia adotada baseou-se em uma revisão teórica e conceitual acerca dos conceitos de terroir aplicando-o em uma região dotada de certificação de IG. É nessa perspectiva que se identificam a potencialidade da Identificação Geográfica na cultura do café como promotora do desenvolvimento local e da qualidade de vida. Assim como o conceito de terroir é aplicado ao vinho, a sua apropriação no contexto da cultura do café pode tornar-se plausível, quando observado o conjunto de elementos sociais relacionados ao saber fazer local.  

 

Palavras-chave: Terroir. Indicação Geográfica. Café do Sul de Minas. Desenvolvimento Local. Gestão Social.

 

ABSTRACT

 

The concept of terroir is geographically, socio-economically and legally coherent, which forms the basis of the concept of designations of origin. In Minas Gerais, only the Cerrado Mineiro region and the Serra da Mantiqueira have Geographical Indication (GI), indicated by the competent agencies. The link with environmental and human conditions and the recognition of unique characteristics of a specific product and region may raise interest in the role of certification of a GI as innovation for the promotion of local development. The objective of this article is to point out the characteristics of the concept of terroir that allow its application to the universe of special coffee. The methodology adopted was based on a theoretical and conceptual review about the concepts of terroir applying it in a region endowed with GI certification. It is from this perspective that the potentialities of Geographic Identification in the coffee culture as a promoter of local development and quality of life is identified. Just as the concept of terroir is applied to wine, its appropriation in the context of coffee culture can become plausible, when observed the set of social elements related to local know-how.

 

Keywords: Terroir. Geographical Indication. Coffee of the South of Minas. Social Management. Local development.


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