EN(SAIA)NDO A MODA: A INDUMENTÁRIA DO TORÉ POTIGUARA PARAIBANO EM UMA COLEÇÃO DE MODA

Anderson Noel de Lima e SILVA, Eduardo Dias da SILVA

Resumo


Esta pesquisa visa apontar possibilidades de conexões entre o reaproveitamento de tecidos obsoletos doados por pequenos ateliês de costura da cidade e o trabalho de pesquisa com a cultura local. Por isso o nome da marca: D’aqui. A marca inicia sua história apresentando um estudo sobre o saiote usado no ritual Toré da etnia Potiguara paraibana como fonte de referencial estético e dos quais descobrimos aspectos inerentes a sua identidade, representação e simbolismo. Possibilitando enaltecer e ampliar o conhecimento dessa etnia, seus costumes e aspectos culturais.  Assim, apresenta uma coleção de moda autoral idealizada para consumidores que apreciem o prazer da experiência invés de um consumo mecânico. Um consumidor contemporâneo atento ao moderno, porém, apaixonado por valores intangivéis, atemporalidade e técnicas manuais. Esta pesquisa foi idealizada no intuito de trazer alguns saberes e fazeres desse povo e a partir dessa referência, atiçar o tear e o fiar da memória e das tradições. Esta experiência se configurou como uma premissa para futuras parcerias em projetos onde a marca possa desenvolver seu trabalho de fazer uma moda atemporal, com base no movimento slow fashion que prima pelo consumo consciente e prega o conceito da sustentabilidade. Dessa forma, almejou-se disseminar este trabalho em comunidades, associações e grupos pequenos como a localidade que gerou o referencial estético desta pesquisa e com isso produzir um questionamento crítico sobre consumo e desperdício.

Palavras-chave: Saiote. Toré. Sustentabilidade. Slow fashion. Potiguara.

ABSTRACT

This research aims to point out possibilities of connections between the reuse of obsolete fabrics donated by small sewing ateliers of the city and the research work with the local culture. That's why the name of the brand: D'here. The brand begins its history by presenting a study on the kilt used in the Toré ritual of the Potiguara ethnic group as a source of aesthetic reference and from which we discover aspects inherent to its identity, representation and symbolism. Enabling and enhancing the knowledge of this ethnicity, its customs and cultural aspects. Thus, it presents an authorial fashion collection idealized for consumers who enjoy the pleasure of experience rather than mechanical consumption. A contemporary consumer attentive to the modern, however, passionate about intangible values, timelessness and manual techniques. This research was conceived in order to bring some knowledge and actions of this people and from this reference, to stir up the loom and the trust of memory and traditions. This experience has been configured as a premise for future partnerships in projects where the brand can develop its work of making a timeless fashion, based on the slow fashion movement that presses for conscious consumption and preaches the concept of sustainability. Thus, it was sought to disseminate this work in communities, associations and small groups as the locality that generated the aesthetic reference of this research and with that produce a critical question about consumption and waste.

Keywords: Saiote. Toré. Sustainability. Slow fashion. Potiguara.


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