TEORIAS DE ASL NO ENSINO DE LÍNGUAS ADICIONAIS: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS DOCENTES

Mayara Luiza Migliorini, Melissa Andres Freitas, Luis Antonio Machado, Elaine Ferreira do Vale Borges

Resumo


Neste artigo, objetiva-se apresentar um diagnóstico das principais teorias, modelos e/ou hipóteses de aquisição de segunda língua (ASL) – behaviorista, conexionista, aculturação, gramática universal, input, output, interação e sociocultural – que emergiram de reflexões retrospectivas sobre o processo de ASL em contextos de ensino de línguas adicionais (inglês e espanhol) de três professores. A investigação foi conduzida e discutida pelos próprios professores. Para tanto, os docentes, primeiro, estudaram as teorias de ASL em uma disciplina semestral de um curso de pós-graduação em uma universidade estadual paranaense e; em seguida, refletiram sobre como os modelos de ASL possivelmente estiveram presentes em suas concepções de ensino e de aprendizagem e em suas ações em sala de aula. Os resultados mostraram que aspectos importantes das diferentes hipóteses de ASL apareceram (implícita e/ou explicitamente) nas reflexões dos professores o que sinaliza a perspectiva de harmonização de todas as teorias (PAIVA, 2014) no fazer docente no contexto de ASL como sistema adaptativo complexo.

Palavras-chave: Aquisição de segunda língua. Fazer docente. Sistema adaptativo complexo.


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