LEITURAS EM REDE, AUTORES CONECTADOS: O AUTOR NA GLOBALIZAÇÃO E NA ERA DIGITAL

Fellip Agner Trindade Andrade

Resumo


Este artigo tem o intuito de discutir os novos contornos da figura do autor inserida nas novas tecnologias de comunicação e na ação do mercado editorial globalizado. Influenciado pela conectividade da era digital e as facilidades tecnológicas das quais os mercados e os leitores hoje dispõem, autores são constantemente expostos em rádio, TV, sites de notícias e em suas próprias redes sociais. Essa exposição do autor, bem como sua ação nessas mídias acabam por influenciar a produção e a recepção literária de suas obras. Para essa discussão, tomaremos como exemplo mais específico a relação da escritora britânica J. K. Rowling e sua obra literária (a série de livros Harry Potter), apresentando uma breve explicitação das influências da era digital e da globalização na relação da autora com a série e com seu público por meio das redes sociais, mantendo sua obra inacabada no mundo virtual e influenciando suas leituras com suas declarações a respeito da história e seus personagens. Para tal, tomaremos as contribuições teóricas de Roland Barthes, Roger Chartier, Néstor García Canclini, Suman Gupta, dentre outros.  

Palavras-chave: Autor. Globalização. Era digital. Redes sociais. Harry Potter.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.



INDEXADORES
 
Latindex * Livre  *  Diadorim  *  Google Scholar  *  Sherpa Romeo
 
WorldCat   *  Elektronische Zeitschriften  *  Stabikat  *  ESJ