A IDEALIZAÇÃO CORPORAL CONTEMPORÂNEA: MODA, CORPO, BELEZA E IDENTIDADE EM REALITIES SHOWS DE TRANSFORMAÇÃO

Fabiano Eloy Atilio Batista

Resumo


O presente artigo busca realizar uma breve análise do reality show de transformação corporal: “Arruma meu marido”, veiculado na mídia brasileira, no programa Hora do Faro da Rede Record de Televisão.  Busca-se compreender como se dá a (re)construção dos corpos na contemporaneidade, mediante discursos que interferem no modo de ser, estar e agir dos sujeitos. A corporalidade na sociedade contemporânea afeta significativamente a dinâmica social de interação entre os sujeitos. Os padrões de beleza fornecidos pela mídia, pela indústria da moda, da beleza e da boa forma vêm promovendo significativas modificações na (re)construção dos corpos e na interação entre os sujeitos, afetando, por vezes, as relações nos contextos público e privado.  Assim sendo, com este artigo, buscou-se realizar uma análise discursiva do programa, a fim de compreender o corpo como uma “construção social”, assim como já afirmado por diversos antropólogos (MAUSS, 1974; LE BRETON 2009, 2007), dotado de sentidos e significados presentes em determinada cultura. Na discussão dessas indagações, reafirma-se que o corpo não é natural, mas sim, construído mediante os valores culturais e práticas que o “regulam” e o “disciplinam” (FOUCAULT, 1997, 2000), que habilitam ou desabilitam para as interações sociais e refletem, por conseguinte, valores hegemônicos presentes na sociedade. 

Palavras-chave: Moda. Mídia. Corpo. Arruma meu Marido.

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