O INTRAEMPREENDEDORISMO COMO FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO DE CASO COM AS EMPRESAS JUNIORES BRASILEIRAS

Rogério Lino do Carmo Freitas, Débora Marques

Resumo


Este artigo teve como objetivo analisar os conceitos do intraempreendedorismo e suas ferramentas, demonstrando sua relevância no contexto organizacional atual. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e um estudo de casos junto a Empresas Juniores brasileiras. O estudo de caso buscou identificar se os conceitos ligados ao intraempreendedorismo são utilizados pelas empresas juniores, caracterizando as relações dos membros com seus pares e superiores, sua receptividade e quais ferramentas são usadas para a manutenção desse mecanismo, bem como os resultados obtidos. Após a análise dos dados, é apresentada a relevância dessa ferramenta para as empresas juniores e também para o contexto organizacional atual. Com isso, destaca-se a importância dos fatores pessoais como a criatividade, alinhados a fatores organizacionais, como a autonomia, que promovem uma cultura organizacional favorável, criam processos e pessoas mais inovadoras em suas atividades, que têm, assim, mais facilidade para sugerir novas ideias, promovendo a gestão colaborativa na qual se cria o espírito de donos em todos os membros, o que facilita a implementação da gestão do conhecimento e garante a manutenção do intraempreendedorismo e suas práticas.

Palavras-Chave: Empreendedorismo corporativo. Gestão colaborativa. Gestão do conhecimento. Empoderamento.


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