A GESTÃO POR PROCESSOS COMO ESTRATÉGIA EMPRESARIAL DE BUSCA DA MELHORIA CONTÍNUA E QUALIDADE

Rodrigo Ferreira Rodrigues, Higor Correa Vecchi de Oliveira, Douglas Moreno Trepim, Carlos Henrique Oliveira e Silva Paixão, Anna Paola Esteves de Faria Pinto

Resumo


As organizações atuam em um ambiente permanentemente mutável, e por isso, necessitam adotar estratégias para obter vantagem competitiva frente ao mercado. Dessa forma, a gestão por processos as auxilia na reestruturação de seus sistemas de gestão, com o objetivo de alcançar melhorias em seus resultados, com uso eficaz de seus recursos o que propicia a maximização do valor entregue aos clientes e otimiza os procedimentos internos. Para as organizações se manterem competitivas no mercado elas devem rever seus processos continuadamente, bem como buscar associar baixo custo com padrão de excelência de qualidade. Por conseguinte, torna-se importante a busca pela melhoria contínua em suas atividades e o desenvolvimento das que, de fato, agreguem valor aos produtos e serviços das organizações. O presente artigo demonstra a importância da gestão por processos e o seu auxílio à reestruturação dos sistemas de gestão das organizações para que alcancem melhoria em seus resultados. Tal abordagem auxilia as organizações a potencializarem seu desempenho, sendo de fundamental importância para aumentar a performance e otimizar práticas internas que gerem melhoria. O desenvolvimento deste estudo teve como base a revisão de literaturas e artigos científicos voltados para a gestão por processos e sua interligação com a melhoria contínua e qualidade. Como forma de enriquecimento é proposto ao leitor uma metodologia de implementação da gestão por processos derivada das experiências obtidas pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento Universitário da UNICAMP.


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