ECOS DO BRASIL EM O PÊNDULO DE FOUCAULT
Resumo
O Pêndulo de Foucault foi escrito por Umberto Eco em 1988. Nessa obra, há muitas referências perpassando a narrativa, dentre elas, a história dos Templários, dos Rosa-Cruzes, dos Cabalistas, além de outras seitas religiosas da Idade Antiga e saberes místicos diversos. No entanto, aqui se propõe uma análise sociológica dos aspectos abordados que dizem respeito às religiões afro-brasileiras. Para tanto, segue-se como aporte teórico Gaarder (2005), Gaspar (2004), Eliade (2010), dentre outros que tecem abordagens sobre temas religiosos presentes na discussão deste artigo, além de Lima (2002), que aborda a análise sociológica da literatura. Esta pesquisa, portanto, é de cunho bibliográfico exploratório que, de acordo com Gil (2002), objetiva tornar problemas explícitos por meio do descritivismo. Dessa maneira, a partir das análises feitas e do aparato teórico, notou-se que a forma como a personagem Casaubon relata a sua experiência com o Candomblé e a Umbanda no Brasil, embora haja o entendimento de que se trata de uma ficção, reflete muito sobre a realidade dessas religiões.
Texto completo:
PDFReferências
CANDIDO, Antonio. Literatura e Sociedade: Estudos de Teoria e História Literária. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2010.
CAVAS, Cláudio de São Thiago.; NETO, Maria Inácia D’ávila. A Diáspora negra: Como as mulheres recriaram através da religião a África “imaginada” no Brasil de Todos os Santos. Seminário Internacional Fazendo Gênero. Florianópolis - SC, 2013. Disponível em: Acesso em: 20/07/2016.
DO CARMO, João Clodomiro. O que é candomblé. São Paulo: Brasiliense, 1987.
ECO, Umberto. O Pêndulo de Foucault. Rio de Janeiro: Record, 2016.
ELIADE, Micea. O sagrado e o profano. Tradução Rogério Fernandes. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
GAARDER, Jostein. et al. O livro das religiões. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
GASPAR, Eneida Duarte. Guia das religiões populares do Brasil. Rio de Janeiro: Pallas, 2004.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4° Ed. São Paulo: Atlas, 2002.
LIMA, Luiz Costa. Análise sociológica da Literatura. In: ______.Teoria da literatura em suas fontes. Vol. 2. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002. p. 661 – 688.
MAGNANI, João Guilherme Cantor. Umbanda. São Paulo: Ática, 1991.
PRANDI, Reginaldo. Mitologia dos orixás. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
SILVA, Marisa Corrêa. Crítica sociológica. In: BONNICI, T; ZOLIN, L. O. Teoria literária: abordagens históricas e tendências contemporâneas. Maringá: Eduem, 2005.
Apontamentos
- Não há apontamentos.