ESCRITA EM MOSAICO: MARCAS DA TELEVISÃO NO TEXTO DE SÉRGIO DÁVILA

Fernando Albuquerque Miranda

Resumo


Este artigo analisa os impactos dos surgimentos do cinema e da televisão sobre a cultura, tomando-se como objeto de análise o livro-reportagem Diário de Bagdá: a Guerra do Iraque segundo os bombardeados, do jornalista Sérgio Dávila. As repercussões dos meios técnicos de reprodução de imagens em movimento e das peculiaridades de suas linguagens sobre as formas como o homem passa a perceber o mundo e sobre a escrita são investigadas. O percurso teórico passeia pelas obras de autores como Marshall Mcluhan, Flora Süssekind, Renato Cordeiro Gomes, Italo Calvino, Ciro Marcondes Filho, Jesús González Requena, Muniz Sodré e Maria Helena Ferrari, ensaístas que dedicaram parte de seus estudos à análise das relações entre mídia e escrita. Percebe-se que algumas das peculiaridades do discurso televisivo são naturalmente incorporadas no texto de Sérgio Dávila, como a adoção de uma escrita fragmentada por microrrelatos e a referência constante a ícones da cultura de massa.


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Referências


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