REVISITAÇÃO DO MITO: MODOS DE FIGURAÇÃO DO CORPO FEMININO NO DISCURSO POÉTICO

Édimo de Almeida Pereira

Resumo


Neste artigo apresentamos uma análise deflagrada a partir de certa regra que se fez perceber nos apontamentos de Jean Baudrillard, na obra A troca simbólica e a morte especificamente no capítulo intitulado O corpo ou o ossuário dos signos – no sentido de ser o corpo feminino um corpo marcado, fetichisado como falo, este tomado como símbolo de uma ordem androcêntrica de poder. Frente às exposições de Baudrillard acerca do fato de que, apesar dessa posição de poder atribuída ao corpo feminino, inexiste uma correspondência suficientemente capaz de reverter os quadros de sujeição histórica e social impostos às mulheres – aspecto que se revela ao verificarmos que todo o material significativo da ordem erótica, na qual haveria um privilégio do feminino, é composto apenas de signos de classes dominadas – empreendemos uma leitura crítica de poemas de autores e de autoras como Carlos Drummond de Andrade, Adão Ventura, Adélia Prado e Iracema Macedo, de modo a investigar as formas como se dá, em tais trabalhos, a representação do corpo feminino no que respeita à ordem erótica anunciada por Baudrillard.


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Referências


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