REVISITAÇÃO DO MITO: MODOS DE FIGURAÇÃO DO CORPO FEMININO NO DISCURSO POÉTICO
Resumo
Neste artigo apresentamos uma análise deflagrada a partir de certa regra que se fez perceber nos apontamentos de Jean Baudrillard, na obra A troca simbólica e a morte – especificamente no capítulo intitulado O corpo ou o ossuário dos signos – no sentido de ser o corpo feminino um corpo marcado, fetichisado como falo, este tomado como símbolo de uma ordem androcêntrica de poder. Frente às exposições de Baudrillard acerca do fato de que, apesar dessa posição de poder atribuída ao corpo feminino, inexiste uma correspondência suficientemente capaz de reverter os quadros de sujeição histórica e social impostos às mulheres – aspecto que se revela ao verificarmos que todo o material significativo da ordem erótica, na qual haveria um privilégio do feminino, é composto apenas de signos de classes dominadas – empreendemos uma leitura crítica de poemas de autores e de autoras como Carlos Drummond de Andrade, Adão Ventura, Adélia Prado e Iracema Macedo, de modo a investigar as formas como se dá, em tais trabalhos, a representação do corpo feminino no que respeita à ordem erótica anunciada por Baudrillard.
Texto completo:
PDFReferências
ANDRADE, Carlos Drummond de. A rosa do povo. In: ______. Poesia e prosa. V. único. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1992.
BAUDRILLARD, Jean. O corpo ou o ossuário dos signos. In : ______. A troca simbólica e a morte. Tradução Maria Stella Gonçalves e Adail Ubirajara Sobral. São Paulo: Loyola, 1996, p. 131-168.
BEAUVOIR, Simone. O segundo sexo I – fatos e mitos. Tradução Sérgio Milliet. 8 ed. v. 1. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo dicionário da língua portuguesa. 2. ed. ver. e aum.. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.
MACEDO, Iracema. Lance de dardos. Rio de Janeiro: Estúdio 53, 2000.
PEREIRA, Édimo de Almeida. Metamorfoses do abutre: a diversidade como eixo na poética de Adão Ventura. Belo Horizonte: Nandyala, 2010.
PRADO, Adélia. O coração disparado. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1978.
SANT’ANNA, Affonso Romano de. O canibalismo amoroso. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1985.
______. O homem que conheceu o amor. Rio de Janeiro: Rocco, 1988.
VENTURA, Adão. As musculaturas do arco do triunfo. Belo Horizonte: Editora Comunicação, 1975.
VERBO 21. Disponível em: . Acesso em: 16 jan 15. ISSN 2177-3173.
WOOLF, Virgínia. Um teto todo seu. 2. ed. Tradução Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.
Apontamentos
- Não há apontamentos.