A TÉCNICA E A ARTE: OS DESAFIOS DO HUMANO DO HOMEM EM CONTOS DE CLARICE LISPECTOR

Luciana de Barros ATAÍDE, Antônio Máximo FERRAZ

Resumo


Por visar ao educar poético a partir do princípio das falas e escutas, ou seja, partindo do originário do poético, o presente estudo aponta para a hipótese de que alguns contos de Clarice Lispector, que têm o humano como centro da narrativa, constituem-se como dimensão fundante da condição humana revelada por meio de uma força avassaladora. Dentre essas produções da escritora, o presente estudo propõe uma abordagem referenciada, especialmente, nos contos “Obsessão”e “A bela e a fera ou a ferida grande demais” de A bela e a fera (1999); “Os desastres de Sofia” de A legião estrangeira (1999) e “Amor” de Laços de família (2009). Numa época de lutas entre grandes correntes filosóficas, científicas, políticas; numa época de grandes desenvolvimentos tecnológicos alucinantes, experiências comunicacionais inimagináveis décadas atrás, como esta em que estamos vivendo, estamos sós, afogados na miséria da desumanização, na miséria da produção e do consumo pelo consumo. Nesse contexto, a literatura gesta uma nova visão de mundo, pois produções como as claricianas primam pelo delinear da identidade do homem que rompe as vinculações fáticas e se vê como fundador de si mesmo e do mundo onde está o núcleo poético da pessoa humana. Dessa forma, esse é um estudo que abaliza para a Literatura como experiência que revela o ser a si por meio de seus ângulos mais secretos como uma espécie de espelho, mostrando a ambigüidade e a penúria que é o humano como ser concreto de interesses, conflitos, angústias, logo, é um recorte que prima, especialmente, pelo diálogo entre o pensar de Clarice Lispector e o de Martin Heidegger.

 

Palavras – chave: Clarice Lispector. Poética. Literatura. Homem. Existência.


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