“TREMEM OS COSTUREIROS FRANCESES”: A MODA ITALIANA NO CORREIO DA MANHÃ NOS ANOS 1950
Resumo
A partir de matérias do jornal Correio da Manhã, publicadas nos anos 1950, sobre a moda italiana, investiga-se como a mídia contribuiu na construção da Itália como centro gerador de moda, e na firmação das principais características da moda italiana; assim como destaca as táticas usadas pela própria Itália para conseguir espaço na mídia. A análise se pauta também em traçar diferenças de conteúdo nas matérias que eram escritas por jornalistas brasileiros – que davam enfoque à Alta Costura – e as escritas por europeus e publicadas em jornais locais – que destacam aspectos mais técnicos do vestuário e da sua produção. O intuito é jogar luz sobre esse período de internacionalização da moda e sobre como os jornais, no papel de formadores de opinião, tanto influenciavam os leitores quanto dependiam das agências de notícias. Como consequência da leitura sistemática dessas matérias, deixa-se também entrever o embate mercadológico que ocorria naquele momento entre a Alta Costura e o “pronto para vestir”.
Palavras Chave: Moda italiana. Mídia no Brasil. Internacionalização da moda. Correio da Manhã.
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