UMA VISÃO DA PSICOTERAPIA ANALÍTICA FUNCIONAL (FAP) SOBRE ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO: CASO PARK SAEORYI E JO YI-SEO

Gleice Maira Ross Raposo, Thaís Cristina Pereira Ferraz

Resumo


O objetivo geral deste estudo é descrever como a formulação de caso clínico de acordo com a proposta da Psicoterapia Analítica Funcional (FAP) pode contribuir para a compreensão da relevância da construção de conexões sociais e de relações de intimidade para indivíduos com AH ou SD. A falta de conexão social contribui para o sofrimento psicológico, por isso a importância de estabelecer relacionamentos interpessoais, baseados na validação mútua, intimidade e vulnerabilidade. A FAP é uma abordagem eficaz para auxiliar indivíduos com AH ou SD a aprimorar suas relações interpessoais. Ela oferece ferramentas práticas para enfrentar desafios sociais comuns, como hostilidade, agressividade, baixa autoestima, insegurança, frustração, raiva, sentimentos de inadequação, falta de compreensão ou apoio. Além disso, promove o desenvolvimento de habilidades sociais mais adaptativas e eficazes. Para a construção deste estudo, foi adotada uma pesquisa exploratória com uma metodologia qualitativa, apoiada em uma revisão bibliográfica narrativa, além de artigos que contribuíram com as principais definições sobre AH ou SD e suas especificidades. Nesse estudo, foi considerada a análise dos personagens Park Saeroyi e Jo YI-seo da série, disponível na Netflix, Itaewon Class dirigido por Kim Sung-yoon (2020). O presente estudo relata o processo de construção das relações interpessoais entre os personagens sob a perspectiva do modelo de consciência, coragem e amor (ACL) e de quanto conseguiram, através das suas conexões construírem uma vida mais significativa.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.