ASPECTOS DE FUNÇÕES EXECUTIVAS ENVOLVIDAS NO TREINO DE HABILIDADES SOCIAIS: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DA TERAPIA COGNITIVO - COMPORTAMENTAL

Ana Maria Moura Fernandes Shubo, Auxiliatrice Caneschi Badaró

Resumo


As Funções Executivas (FE) incluem processos como memória de trabalho, controle inibitório e flexibilidade cognitiva, que são essenciais para a regulação do comportamento e o sucesso nas interações sociais. Por sua vez, as Habilidades Sociais (HS) referem-se a comportamentos aprendidos que facilitam a comunicação eficaz, a resolução de conflitos e a adaptação social. Este artigo tem como objetivo discutir os aspectos das FE no Treino de Habilidades Sociais (THS). Para investigar essa relação, foi realizada uma revisão narrativa da literatura, com a análise de livros, dissertações e artigos nas bases BVS, Scielo e PubMed, sendo considerados trabalhos publicados nos últimos cinco anos, em português, inglês e espanhol. Para a pesquisa foram utilizados os descritores: “funções executivas", "habilidades sociais", "treino cognitivo", "terapia cognitivo-comportamental" e “neuropsicologia”. O período de busca abrangeu os últimos cinco anos, e não houve delimitação de faixa etária ou de condições específicas, incluindo, portanto, diferentes idades e perfis de desenvolvimento. Os resultados apontam que o treino de habilidades sociais não apenas aprimora as competências sociais, mas também promove o desenvolvimento das funções executivas, especialmente quando combinado com a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC). Conclui-se que a integração entre esses conceitos tem importantes implicações para intervenções clínicas e educacionais.


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