REFLEXÕES SOBRE BULLYING E VIOLÊNCIA ESCOLAR

Manoel de Lélis Santos, Luciene Corrêa de Miranda Moreira

Resumo


Este artigo busca, através de uma pesquisa bibliográfica, discutir e alertar sobre as diversas formas de violência no contexto escolar, ressaltando a presença da psicologia escolar no enfrentamento e prevenção da violência nas escolas, sobretudo, o bullying. A instituição escolar possui um desafio: como promover o aprendizado dos alunos e, ainda, priorizar o bem-estar emocional e a socialização entre os pares, através da intervenção do psicólogo escolar. As escolas têm se transformado em um cenário hostil, entre professores, alunos e aqueles que constituem a própria escola. Esse quadro preocupa especialistas da educação, professores, pedagogos, sociólogos, psicólogos e, especialmente, os pais das crianças e jovens. Dentre os inúmeros tipos de violência escolar, o bullying surge de forma sutil e de maneira encoberta, através de vários comportamentos intimidadores e repetitivos, durante longo tempo sobre a mesma vítima, deixando várias sequelas para o agressor, a vítima e a testemunha. Por isso, a importância de se pesquisar a realidade da violência escolar, ressaltando que a família e a escola, juntamente com a psicologia escolar, devem ser partícipes no enfrentamento do bullying, objetivando ações educacionais, com os diversos membros da instituição escolar, para minimizar e prevenir o fenômeno bullying, e motivar a qualidade da aprendizagem e o desenvolvimento de crianças e jovens.


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