PROFECIAS AUTORREALIZADORAS NA EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO NARRATIVA SOBRE O IMPACTO DAS EXPECTATIVAS DOCENTES NO APRENDIZADO DOS ESTUDANTES
Resumo
Este estudo investiga o impacto das expectativas docentes no desempenho acadêmico dos estudantes por meio de uma revisão narrativa da literatura sobre profecias autorrealizadoras na educação. A pesquisa examina como as expectativas positivas ou negativas dos professores podem influenciar o processo de ensino e aprendizagem. Para fundamentação, foi realizada uma busca em bases de dados acadêmicas como Scielo, Portal de Periódicos Capes e Lilacs, selecionando artigos e livros pertinentes ao tema. Os resultados indicam que expectativas elevadas dos professores podem melhorar o desempenho dos alunos, enquanto expectativas baixas tendem a prejudicá-los. O artigo também aborda a formação dessas expectativas baseadas em estereótipos e preconceitos, propondo que representações sociais influenciam as práticas pedagógicas e os resultados educacionais. Conclui-se que a formação contínua dos professores e a adoção de práticas pedagógicas contextualizadas, dinâmicas e inclusivas são essenciais para reduzir os efeitos negativos das profecias autorrealizadoras, promovendo um ambiente educacional mais equitativo. Sendo assim, o presente trabalho também reflete sobre a prática do profissional de psicologia inserido no contexto escolar, propondo estratégias para minimizar os efeitos negativos das expectativas docentes, visando a promoção de um ambiente de aprendizagem mais inclusivo, justo e motivador.
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