NO ESPELHO DA CONTEMPORANEIDADE: A RELAÇÃO ENTRE NARCISISMO E REDES SOCIAIS

Antonio Marcio Marques de Queiroz, Marília Barroso de Paula

Resumo


Este estudo consiste em uma revisão narrativa de literatura, de cunho exploratório e qualitativo, e aborda a questão do narcisismo na contemporaneidade, pensando-o como um marcador central das novas formas de subjetivação. Inicialmente, faz-se o resgate do termo narcisismo a partir da psicanálise freudiana e, posteriormente, aborda-se sua utilização a partir de autores da crítica social e filosófica, como Guy Debord e Christopher Lasch. Considera-se o entrelace com a cultura contemporânea e a formação da subjetividade no contexto capitalista neoliberal, cujo impacto faz o sujeito se reconhecer a partir da imagem, como um produto do mercado. Perpassada pela idealização, esta cultura é capaz de formar um novo narcisismo que desponta na contemporaneidade. Por fim, aborda-se a questão do narcisismo e sua relação com as redes sociais, pelo predomínio da imagem e da afirmação de si nesta cultura neoliberal. A conclusão aponta como o contexto social se faz relevante, pois ajuda a pensar uma clínica psicanalítica que considera o sujeito em constante transformação no seu modo de ser no mundo e produzir sua subjetividade. A clínica psicanalítica, portanto, precisa considerar esta cultura em movimento e, neste caso, o predomínio de um tipo de narcisismo que permeia as novas maneiras de formar este sujeito hodierno.


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